O ficheiro SAF-T PT faz parte da realidade da gestão de empresas e respetiva faturação. No entanto, a importância deste documento ainda passa ao lado de muitos portugueses.
A Controlex Sistemas vai explicar-lhe tudo o que precisa de saber sobre o SAFT!
O ficheiro SAF-T PT foi criado para facilitar a recolha de informações relativas à faturação das empresas. Este documento foi integrado na contabilidade das empresas portuguesas em 2008.
SAF-T PT significa Standard Audit File for Tax Purposes – Portuguese Version. Este ficheiro reúne toda a documentação fiscal relevante de um negócio durante um determinado período de tempo.
Este ficheiro em formato xml foi criado, inicialmente, para auditoria fiscal. O SAFT ajudava a tornar mais simples as inspeções para combate a fuga e evasão fiscal às empresas.
Atualmente, e apesar de existirem outros meios para cumprir esta obrigação, o ficheiro SAF-T PT é o mais utilizado. Isto deve-se ao facto de estar disponível em todos os softwares de faturação.
O Portal das Finanças define o objetivo deste documento como facilitar a exportação simplificada dos registos de uma empresa, utilizando um formato comum, independentemente do programa utilizado.
As Informações do ficheiro SAF-T PT
Este ficheiro inclui informações necessárias para a correta comunicação da faturação mensal de um negócio à Autoridade Tributária.
No entanto, o ficheiro SAF-T PT inclui mais dados do que aqueles que são exigidos por esta entidade. Por isso mesmo, a Autoridade Tributária aceita versões minimizadas. Estes documentos mais resumidos incluem apenas a identificação da empresa, documentos de venda que sejam relevantes e identificação de clientes que efetuaram transações com a empresa no período de tempo em questão.
O SAF-T(PT) completo inclui as seguintes informações:
- Identificação da empresa;
- Identificação de clientes e fornecedores;
- Identificação de produtos e serviços vendidos;
- Recibos emitidos a clientes;
- Documentos de transporte;
- Documentos de venda fiscalmente relevantes – estes aplicam-se mesmo tendo sido anulados, tal como faturas, faturas simplificadas, faturas-recibo, notas de crédito e notas de débito;
- Documentos de conferência, tal como consultas de mesa.
Este ficheiro é um dos documentos mais importantes na gestão de empresas e sofreu alterações recentes. Desde o dia 1 de julho, o formato do ficheiro SAF-T PT mudou. Saiba mais sobre esta alteração aqui.
Leia também: As alterações ao ficheiro SAF-T PT para a contabilidade das empresas



