2020 já está em andamento e com isso, muitas expectativas para a vida pessoal e profissional. No entanto, estabelecer metas ambiciosas, só por si, não é suficiente para que 2020 corra como gostaria. É necessário traçar planos concretos e saber para onde direcionar os esforços.
Num artigo publicado no site Entrepreneur, o empresário Peter Daisyme, fundador da plataforma Hostt, partilhou três dicas essenciais para uma empresa se fortalecer em 2020.
Ao planear o uso estratégico das informações, as ideias podem ajudá-lo a começar o próximo ano com mais foco e objetividade.
Veja as seguintes dicas:
1. Tenha um orçamento para formação
Para que a sua empresa cresça, precisa de investir no crescimento profissional da sua equipa. A formação permite que os seus colaboradores se mantenham atualizados sobre questões chave dos negócios, como tecnologias, leis, tendências de produtos e marketing. Portanto, a recomendação é reservar parte do orçamento para investir em conhecimento.
As empresas de média e grande dimensão por norma alocam entre 2% a 5% do seu orçamento para formação, de acordo com os dados do eFront. Se a sua empresa ou startup ainda não tiver essa possibilidade, faça os contas e procure alternativas mais acessíveis, como aulas em grupo ou formação online. Também é uma boa ideia incentivar seus colaboradores mais experientes a formar e orientar os seus colegas.
2. Estabeleça objetivos concretos
Se objetivos forem vagos não serão eficazes e nos negócios essa realidade é ainda mais evidente. Para ter novas conquistas no este ano os objetivos devem ser: específicos, mensuráveis, atingíveis, realistas e com um prazo determinado (objetivos SMART). Com esses elementos em mãos, é possível desenvolver estratégias realmente eficientes para os tornar uma realidade.
A divisão de objetivos em ações e prazos mais curtos também ajudam a orientar as equipas envolvidas, bom como a mantê-las motivadas à medida que vão atingindo as metas intermédias. “Isso evita que os membros da equipa sejam sobrecarregados por metas ambiciosas”, aconselha Bhavin Turakhia, fundador da plataforma colaborativa Flock. “A equipa acha menos intimidador ter de se concentrar numa pequena parte de um projeto de cada vez.”
3. Reúna informação de qualidade
O uso de informação de valor é cada vez mais importante no desenvolvimento de estratégias de negócios. Mas apenas reunir muita informação não é suficiente. Segundo Daisyme, precisamos de garantir que os dados recolhidos estejam corretos e sejam geridos com eficiência. Caso contrário, eles serão inúteis podendo até dificultarão a tomada de decisão.
Em suma, este ano, aprimore processos, crie boa metas e mantenha-se informado para que tudo corra como planeado.
Procura um parceiro que o ajude a impulsionar o seu negócio?



